Pular para o conteúdo principal

A Importatância do Mês de Agosto para os Congregacionais


O mês de agosto é muito importante para os congregacionais do Brasil, pois foi no dia 19/08/1855, que o casal de missionários, Robert Red Kalley e Sarah Poulton Kalley, na cidade de Petrópolis, na casa conhecida como Gernheim ("lar da boa vontade"), um domingo à tarde, instalaram a primeira classe de Escola Dominical, contando com cinco crianças, filhos de cidadãos americanos, em que foi contada para elas a história do profeta Jonas.

Em um domingo à tarde, no dia 13/08/1967, segundo site da Aliança: http://www.aliancacongregacional.org.br/historico/, igrejas e pastores que foram expulsos em um Concílio Extraordinário, realizado pela UIECB, em Feira de Santana-BA, de forma traiçoeira, anticristã e anti-congregacional, por abraçarem o movimento de renovação espiritual que estava varrendo nosso país, se reuniram em Concílio no Templo da Igreja Evangélica Congregacional de Campina Grande, para fundarem um novo órgão denominacional, hoje, ALIANÇA DAS IGREJAS EVANGÉLICAS CONGREGACIONAIS DO BRASIL.

No dia 14/08/1967 foi aberta a primeira reunião administrativa onde para declarar fundada a ALIANÇA DE IGREJAS EVANGÉLICAS CONGREGACIONAIS DO BRASIL, sendo eleita por aclamação a sua primeira diretoria que constou dos seguintes: Pres. Raul de Souza Costa; 1° Vice-Pres. Jônatas Ferreira Catão; 2º Vice-Pres. Geraldo Batista dos Santos; 1º Sec. Presb. Euclides Cavalcanti Ribeiro; 2º Sec. Presb. Euclides Gomes da Costa; 1º Tes. Osmar de Lima Carneiro; 2º Tes. Presb. Caitano Antônio da Silva. Os presentes daquele 1º Concílio, encerram os trabalhos de mãos dadas felizes e realizados; e no dia 19 de agosto de 1967, em grande festa em Caruaru/PE, é instalada a 1ª Igreja Evangélica Congregacional do novo órgão, naquela cidade. sendo empossado como seu pastor visitante Jônatas Ferreira Catão.

O que tem o 10 de agosto com tudo isto, tendo em vistas que é no dia 10 que se comemora a fundação da ALIANÇA? É que tendo em vistas que em vez dos pastres e igrejas que foram excluídas da UNIÃO, naquele Concílio estarem chorando começaram e se alegrar no Senhor, pois um grande culto festivo foi realizado, no 10 de agosto de 1967, na Igreja Central de Campina Grande-PB, com cerca de 3000 (três mil) pessoas, pela ALIANÇA, embora ainda informal, pois no dia 11 de agosto, já começava a primeira reunião administrativa para fundar a nova associação de igrejas de governo congregacional do Brasil.

Por esses grandes motivos, as igrejas são convocadas pela diretoria da Aliança, através dos Distritos, no nosso caso, 2º Distrito da 1ª RA, para celebrarem no dia 5/08/17, o 50º aniversário de fundação da ALIANÇA; e, no dia 20/08/17, em cada IEC, comemorar o Dia da Escola Dominical, e no culto, à noite, celebrar os 162 anos do Congregacionalismo Brasileiro.

Pr. Luiz Dias

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BATISMO ENTRE OS JUDEUS

No Antigo Testamento, ou melhor, na Antiga Aliança, o batismo não era algo desconhecido para os judeus.  Sacerdotes e levitas, perguntaram a João Batista por que ele batizava (Jo 1:25). Por quê perguntaram? Porque isto não era trabalho do profeta. Reconheceram o rito que João estava praticando, só não entenderam o porquê do mesmo está batizando, tendo em vista que esse não era comum aos profetas. Caso João Batista estivesse praticando um rito estranho, diferente do habitual, certamente, teriam questionado acerca dele.  Aquelas classes religiosas conheciam muito bem as diversas abluções que haviam sido instituídas pelo ministério de Moisés. Batismo nas Leis Cerimoniais Davis,  em seu Dicionário  da Bíblia (1990, p. 74), falando sobre os batismos das Leis cerimoniais da Antiga Aliança, diz: “ O rito de lavar com água simbolizando a purificação religiosa, ou consagração a Deus, era usado pelos israelitas com muita frequência, conforme as prescrições le...

BATISMO DOS PROSÉLITOS DO JUDAÍSMO PODE SERVIR DE BASE PARA O BATISMO CRISTÃO?

O proselitismo judaico foi um movimento que surgiu para arrebanhar os gentios para a religião judaica. Era um trabalho feito com muita dedicação, pois eles iam longe para fazer um prosélito. Porém, Jesus falou que tudo aquilo, era feito com hipocrisia, e resultava não em salvação, mas em condenação dupla; por isso sentenciou:  “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Porque rodeais o mar e a terra para fazer um prosélito; e, uma vez feito, o tornais filho do inferno duas vezes mais do que vós”   - Mt 23:15. Bukland (1981, p. 62, 63), explicando o que é um Prosélito, diz:  “PROSÉLITO.   Um estrangeiro.   Era o nome que os judeus davam àqueles que não eram judeus por nascimento, mas que vinham viver no seu país, colocando-se sob a proteção do Senhor; e também eram chamados prosélitos os que abraçavam a religião judaica noutras terras. No N. T. algumas vezes se lhes dá o nome de prosélitos, e outras vezes o de ‘piedosos, tementes a Deus’ - At 2:11; 10:...

O DÍZIMO É PARA O PASTOR OU PARA A IGREJA?

Pastor protestante de verdade, de uma igreja protestante de verdade, não é a igreja, e nem a igreja é o pastor. Ele é um membro da igreja como qualquer outro membro, apenas exerce uma função sacerdotal que exige mais responsabilidades que os demais membros da igreja.  O dízimo, ou qualquer outra nomenclatura que se queira dar às oferendas que os membros de uma igreja, voluntariamente lhe entregam, não são para o pastor, mas, para a igreja administra-los em favor do serviço missionário. O pastor é digno da sua manutenção, como diz a Bíblia. No entanto, essa manutenção não arbitrária, mas, decidida em assembléia pelos próprios membros. Se existem "pastores" que embolsam o dinheiro da igreja, deve ser ladrão igual a Judas Iscariotes, e não um servo de Jesus Cristo. Uma igreja protestante de verdade, tem uma administração montada pelos próprios membros que elege seu tesoureiro, o qual é fiscalizado, não só pelos administradores, mas, também, pelos próprios membros da igr...